AVISO GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
A COMPANHIA MINUANO DE ALIMENTOS, sociedade anônima inscrita no CNPJ nº 84.430.800/0001-32, sediada à Avenida Senador Alberto Pasqualini, nº 1.535, Bairro São Cristóvão, Município de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul, CEP: 95.913-162 (Matriz), reconhece a importância de proteger a privacidade de seus usuários e visitantes envolvidos (candidato a colaborador, colaborador, cliente, visitante, parceiro de negócios, fornecedor ou prestador de serviço). Trazemos aqui as informações acerca de como coletamos, utilizamos e mantemos seguros seus dados pessoais dentro da relação que mantemos com você e quando acessam nossos sistemas, aplicativos e websites.
Esta política poderá ser atualizada, a qualquer tempo, pela Companhia Minuano de Alimentos mediante aviso no site.
SEÇÃO 2 – DEFINIÇÕES
Caso tenha alguma dúvida sobre os termos utilizados nesta política, sugerimos consultar a tabela abaixo:
TERMO |
DEFINIÇÃO |
Dado pessoal |
Qualquer informação relacionada a pessoa natural, direta ou indiretamente, identificada ou identificável. |
Dado pessoal sensível |
Categoria especial de dados pessoais referentes à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos relativos à pessoa natural. |
Titular |
Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais, tais como antigos, presentes ou potenciais clientes, colaboradores, contratados, parceiros comerciais e terceiros. |
Tratamento |
Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. |
Anonimização |
Processo por meio do qual o dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, considerados os meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento. |
SEÇÃO 2 - QUAIS DADOS UTILIZAMOS
A Companhia Minuano de Alimentos poderá coletar as informações inseridas pelo Titular no momento de seu contato ou de seu cadastro e, ainda, informações coletadas automaticamente quando da utilização dos serviços disponíveis em nosso portal e da rede, como, por exemplo, IP com data e hora da conexão, entre outras.
Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: (a) aqueles fornecidos pelo próprio Titular; e (b) aqueles coletados automaticamente.
SEÇÃO 3 - COMO UTILIZAMOS OS DADOS
As informações pessoais que coletamos sobre você e outras pessoas serão diferentes dependendo de nosso relacionamento e contrato celebrado. Poderão ser tratados diferentes tipos de informações pessoais se você for um candidato a colaborador, colaborador, familiar/dependente de colaborador, parceiro de negócios, consumidor, investidor, potencial investidor, terceiro, fornecedor ou prestador de serviço.
I. Dados de candidatos e colaboradores
No caso de candidatar-se a uma vaga de emprego, coletamos determinados dados pessoais para subsidiar o processo de recrutamento e seleção, bem como verificação de conflito de interesses, tais como dados de contato: nome, e-mail, telefone, local (cidade), número de CPF, histórico acadêmico e profissional, currículo e outros dados pessoais fornecidos pelo Titular com objetivo da candidatura a vaga de emprego.
Já no caso de colaboradores, coletamos seus dados cadastrais, bem como de seus familiares/dependentes, informações bancárias, empregatícios, judiciais, educacionais, e identificadores governamentais, visando a integridade de processos de recursos humanos, manutenção de acessos, obrigações legais, comunicações, pagamentos, auditorias e demais finalidades necessárias para a plena execução de suas atividades, bem como do contrato de trabalho firmado.
Dados pessoais sensíveis como dados de saúde, deficiência ou necessidade especial, raça/origem étnica e filiação sindical são também coletados de colaboradores, para as finalidades supracitadas, permeados pelas bases legais de cumprimento de dever legal ou regulatório, e cumprimento de contrato entre controlador e titular, de acordo com o Art. 7º, incisos II e V, respectivamente, da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018.
Em casos de eventos externos de marketing ou outro evento específico, o tratamento de dados pessoais de colaboradores ocorrerá mediante o fornecimento de consentimento do titular dos dados.
II. Dados de parceiros de negócios
Dados de parceiros de negócios como nome, cargo/função, endereço, e informações financeiras são necessários para:
III. Dados de clientes e consumidores finais
Dados de consumidores como nome, endereço, cidade, estado, data de nascimento, CPF, telefone e e-mail são necessários para:
IV. Dados de fornecedores/prestadores de serviço e produtores
Dados de fornecedores como nome, CPF, RG, profissão, endereço, informações de contato, empregatícias e financeiras são necessários para:
Em casos de eventos externos de marketing, o tratamento de dados pessoais de fornecedores/prestadores de serviço ocorrerá mediante o fornecimento de consentimento do titular dos dados.
V. Dados de menores de idade
A Companhia Minuano de Alimentos. pode realizar o tratamento de dados pessoais de menores de idade (pessoas com idade inferior a 18 anos), como dados cadastrais, nos casos de dependentes e beneficiários, mediante o consentimento fornecido pelo responsável legal de forma clara e explícita, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018.
SEÇÃO 4 – RETENÇÃO E DESCARTE DOS DADOS
A Companhia Minuano de Alimentos irá reter os Dados Pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias ou para preservação de direitos.
SEÇÃO 5 – COOKIES
O nosso site usa cookies para coletar informações como seu endereço de IP, características do seu navegador, detalhes do seu sistema operacional e preferências de linguagem.
Por meio dos cookies, não podemos acessar outras informações armazenadas no seu dispositivo, mesmo se esses cookies forem baixados em nosso site. Os cookies não podem fazer o upload de códigos de qualquer tipo ou carregar vírus ou malware, e não prejudicam o terminal do usuário.
A qualquer momento, o Titular poderá revogar seu consentimento quanto aos cookies, devendo apagá-los das páginas da Companhia Minuano de Alimentos, utilizando as configurações de seu navegador de preferência. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:
Por fim, lembramos que, caso o Titular não aceite alguns cookies das páginas da Companhia Minuano de Alimentos, algumas funcionalidades poderão não exibidas de maneira ideal.
SEÇÃO 6 - ALTERAÇÕES PARA ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Nossas políticas e práticas quanto à privacidade e proteção de dados são objeto de constante revisão e atualização para adequar-se aos mais elevados padrões nacionais e internacionais, podendo ser alteradas a qualquer tempo. Nossos avisos de privacidade serão atualizados para refletir tais alterações e suas versões mais recentes serão publicadas nesta página.
A última atualização desta política foi realizada em 10 de maio de 2022.
SEÇÃO 7 – COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
Para quaisquer dúvidas acerca de nossa política de privacidade, quanto aos dados que possuímos sobre você ou qualquer outra solicitação ou reclamação quanto à sua privacidade ou seus direitos relacionados, por favor, entre em contato com o encarregado pelo tratamento de dados pessoais (DPO) na Companhia Minuano de Alimentos, Sr. Dilonei Grando, pelos seguintes canais:
Política de Código de Ética
Este Código de Ética representa uma manifestação da Companhia Minuano de Alimentos para estabelecer as diretrizes de conformidade a serem observadas por todos que se relacionam com a Companhia, em atenção aos nossos valores e crenças.
Mensagem da Alta Direção
Presente no coração dos gaúchos, a Companhia Minuano de Alimentos é uma das marcas mais tradicionais do mercado, com uma trajetória de mais de 75 anos, marcada por inovações e produtos que conquistaram a confiança e o respeito do consumidor.
Além da prestação de serviços nas unidades com operações de aves, a empresa se movimenta no sentido de revigorar sua marca no mercado interno e externo, focando na produção de embutidos e reafirmando a força de sua imagem junto aos consumidores.
Objetivando reforçar a visão, missão e valores da empresa este Código de Ética foi elaborado com o fim de traduzir a conduta esperada por todos os envolvidos, devendo ser pautadas pelos princípios da ética, integridade e transparência.
Para o cumprimento das diretrizes estabelecidas, é de suma importância a leitura atenta deste Código de Ética por todos que se relacionam com a Companhia, devendo utilizá-lo como um guia durante a realização das atividades.
Ressaltamos que este documento representa o que somos, o que pensamos e o que desejamos como empresa. Portanto, contamos com a sua colaboração para seguirmos crescendo e melhorando cada vez mais.
Atenciosamente, A Direção.
Visão, Missão e Valores
Visão
Ser uma marca admirada nos mercados em que atua.
Missão
Garantir a sustentabilidade do negócio oferecendo alimentos de qualidade com serviço diferenciado.
Valores
• Atitude de Dono – cuidamos como se fosse nosso, assumindo nossos resultados;
• Disciplina – somos comprometidos com nossas rotinas;
• Simplicidade – no jeito de ser e no modo de conduzir as coisas;
• Compromisso com o Cliente – entregamos produtos com qualidade;
• Ética – nas nossas ações com toda a “cadeia”;
• Respeito – às Pessoas, Comunidade e Meio Ambiente.
Conflito de Interesses
Considerando que a tomada de decisões na Companhia deva ter como objetivo os interesses da empresa, podem existir situações em que se verifiquem influências ou interferências de interesses pessoais em detrimento dos objetivos da mesma.
Em todas as situações em que se verificar conflito de interesses, espera-se que o envolvido manifeste sua suspeita ou impedimento, afastando-se do processo e permitindo que outras pessoas tomem a decisão.
São exemplos de situações que podem caracterizar conflitos de interesses, entre outras:
• Fazer uso da função/cargo que exerce na empresa em benefício próprio;
• Recrutar colaboradores com quem tenha vínculo de amizade íntima ou grau de parentesco;
• Manter sob subordinação imediata parente até terceiro grau;
• Prestar serviço a fornecedores da empresa em áreas correlatas à sua função;
• Utilizar vínculo de amizade ou parentesco para influenciar relação comercial com a empresa.
Condutas Vedadas
Consideram-se inadequadas as condutas que importem em discriminação por motivo de gênero, cor da pele, ideologia política, orientação sexual, religião, filiação sindical, nacionalidade, situação econômica, faixa etária, situação de saúde ou qualquer outro aspecto social.
Em atenção a estas situações a Companhia Minuano de Alimentos desenvolve o “Programa Incluir para Somar”, destinado a efetivar políticas de inclusão.
São exemplos de situações que podem caracterizar condutas vedadas, entre outras:
• Descumprir as Políticas internas da empresa;
• Fazer parte de empresa ou iniciativas que concorram com quaisquer atividades da empresa;
• Utilizar veículo da empresa para tratar de assuntos particulares;
• Ingressar nos estabelecimentos da empresa sob efeito de substâncias entorpecentes lícitas ou ilícitas;
• Divulgar, por qualquer meio, assunto, dado, fato ou documento de natureza privada da Companhia.
Confidencialidade e Proteção de Dados
São considerados confidenciais qualquer dado, informação ou documento de acesso restrito que não sejam de domínio público. Todos aqueles que se relacionam com a Companhia devem se comprometer a proteger a confidencialidade das informações, podendo compartilhá-las de acordo com as políticas internas e legislação aplicável.
Especificamente sobre dados pessoais, a Minuano respeita a privacidade de seus colaboradores, clientes, fornecedores e demais terceiros, utilizando os dados obtidos apenas para propósitos legítimos de negócio, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.
Portanto, cabe a todos que se relacionam com a empresa seguir as regras de proteção de dados pessoais, que abrange um conjunto de medidas referentes ao uso correto das informações da Minuano, garantindo a sua confidencialidade, integridade, instruções quanto ao uso, guarda e correta divulgação, conforme as legislações vigentes.
Relacionamento com Clientes e Consumidores
Nossos clientes e consumidores são a razão e a inspiração para o constante desenvolvimento dos nossos produtos, pelo que assumimos o compromisso de:
• Ser sinceros no relacionamento, sempre atendendo com eficácia e cortesia;
• Entregar o que prometemos;
• Manter o padrão estabelecido e desejado para os produtos e serviços, pois é nosso certificado de Garantia e Qualidade;
• Permanecer abertos a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria na qualidade de nossos produtos e serviços.
Relacionamento com Fornecedores
Na relação com os fornecedores a Companhia Minuano de Alimentos e seus colaboradores atuarão visando:
• Desenvolver atitudes e atividades com correção técnica, compatíveis com a legislação e com os princípios éticos;
• Buscar fornecedores que tenham reconhecida idoneidade;
• Inibir toda e qualquer atitude predatória nos processos de aquisição;
• Fortalecer relações de trabalho com fornecedores comprometidos com o negócio da Minuano;
• Cumprir rigorosamente as disposições sobre Brindes, Doações, Bônus e Gratificações constantes na Política de Conduta,
• Priorizar o relacionamento respeitoso, duradouro e de confiança.
Relacionamento com Sindicatos
A Companhia Minuano de Alimentos, respeita o direito à livre associação, negociação coletiva ou formação de Sindicatos pelos Colaboradores. A gestão das relações sindicais contempla a disposição do diálogo e da negociação transparente, sendo pautada no respeito mútuo, no atendimento às legislações aplicáveis e nas diretrizes de ética e integridade presentes nesse Código.
Relacionamento com Agentes Públicos
Frente as atividades desenvolvidas pela empresa, se faz necessário manter relações com as diversas esferas do Poder Público. Sendo assim, em todas as áreas de atuação a Companhia pautará suas ações pela ética e cumprimento das legislações.
Além de se abster de realizar práticas proibidas pela legislação, a empresa se compromete, entre outras condutas, a não realizar qualquer ação que possa ser interpretada como tráfico de influência.
Preocupação com o Meio Ambiente
A Companhia Minuano de Alimentos, adota práticas de gestão ambiental, respeitando as normas ambientais, sejam elas internas ou externas, pelo que assumimos a responsabilidade de:
• Transportar e armazenar resíduos químicos, resíduos de manutenção, materiais sobressalentes, em locais apropriados para este fim, ou de acordo com as políticas de descarte da Companhia;
• Promover o uso racional dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a reciclagem e a redução de carga orgânica e detritos.
Preocupação com Saúde e Segurança
É fundamental para a Companhia Minuano de Alimentos, a busca constante e contínua de níveis elevados de excelência em saúde e segurança com todos que se relacionam com a empresa. Estamos comprometidos com a vida e a proteção da integridade física das pessoas, mantendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Em suas atividades, todos devem atuar seguindo as normas de segurança definidas pela Minuano, participando ativamente dos programas de segurança e contribuindo com sugestões de melhorias no seu setor, mantendo a ordem e a limpeza dos locais de trabalho e demais áreas.
Proporcionamos e valorizamos o ambiente de transparência nas relações de trabalho e a liberdade de expressão. Acreditamos que a manifestação de críticas e sugestões de nossos colaboradores contribuem para o nosso aprimoramento.
Bens da Companhia
A fim de garantir a qualidade dos serviços prestados, a Companhia disponibiliza bens e recursos adequados às atividades desenvolvidas, cabendo a todos usar corretamente e zelar pelos recursos disponibilizados, sendo proibida a utilização para fins particulares.
Descumprimentos
A não observância das normativas éticas e políticas internas pode ensejar, alternativa ou acumuladamente, a aplicação de medidas preventivas, corretivas, supressivas ou penalizadoras a situações de não conformidades.
Canais de Denúncia
Os canais de denúncia são fortes aliados na identificação e prevenção de atos ilícitos e infrações. Com essa preocupação, a Minuano implementou canais de denúncia disponíveis a funcionários, clientes, fornecedores, investidores e todos que com ela se relacionam, para possibilitar a comunicação de atos de não conformidade, além de informar qualquer outro tipo de ação que esteja em desconformidade com o Código de Ética, demais políticas, regulamentos internos e ainda de legislações municipais, estaduais ou federais.
Para formalizar uma denúncia disque 0800-222-1234, ou acesse https://canaldedenuncias.wepcompliance.com.br/.
Visando garantir mais segurança para os denunciantes, a Minuano optou por terceirizar o recebimento e arquivamento dos registros relativos às denúncias, que podem ser feitas de forma anônima ou identificada. Esse serviço é realizado em ambiente totalmente externo a Companhia, executado por empresa especializada na atividade. A investigação das denúncias é realizada internamente pela empresa.
Além disso, a Minuano mantém normas internas de proteção ao denunciante, tendo como garantias a vedação a qualquer tipo de retaliação e o caráter sigiloso das investigações.
Compliance
Partindo do conceito geral de Compliance, que é estar em conformidade com as boas práticas, legislação, regulamentos e diretrizes de atuação, a Companhia Minuano de Alimentos, preocupada com a disseminação da cultura de integridade criou este Código de Ética para orientar a todos que com ela se relacionam.
Buscando dar efetividade, a empresa estruturou seu setor de Compliance, que terá autonomia em sua atuação, focada em orientar sobre critérios, regras, processos, documentos e treinamentos alinhados com a cultura de integridade.
Sugestões, dúvidas ou questionamentos podem ser realizados através do contato compliance@minuano.com.br.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de óleo
- 200 g de Linguiça Calabresa Minu fresca picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- 2 xícaras de arroz cru, lavado e escorrido
- 3 xícaras de chá de água fervente
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de salsa picada
Modo de preparo:
· Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo alto e frite a linguiça por 5 minutos.
· Acrescente o alho a cebola, e refogue até dourar (cerca de 3 minutos).
· Acrescento arroz e refogue por 2 minutos, regue com a água, coloque sal e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos ou ate estar cozido.
· Não tampe a panela por completo, pois a água pode sair para fora.
· Retire do fogo, tampe a panela deixe por mais 3 minutos.
Adicione a salsa misture e sirva em seguida.